Seguidores

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rompendo às correntes da alienação


O mito da caverna se relaciona perfeitamente com a nossa realidade, pois as pessoas estão alienadas ao que a mídia determina. Os meios de comunicação, por meio dos anúncios publicitários, reproduzem regras para todos, impondo conceitos de que só aquilo é bonito, só aquilo é bom. E a maioria das pessoas se prendem nesses conceitos, perdendo a capacidade de contestar, opinar ou ao menos se espantar com tal realidade. 

A mídia manipula os desejos da população levando-os dessa maneira ao consumismo exagerado, que reproduz muito a ideia de estarmos vivendo em uma caverna, perdendo a própria liberdade para se tornar “escravo” do consumismo.

As pessoas simplesmente se acomodam, deixando que implantem ideias em sua cabeça, dizendo o que devem fazer, comprar, falar e até mesmo como devem ser. Se tornam indiferentes de tanta corrupção, desigualdade, miséria e outras calamidades, situações degradantes.

Pode não ser tão fácil assim, mas o indivíduo deveria se libertar de tudo isso, como fez o personagem de “O Mito da Caverna”. Ser corajoso e enfrentar a realidade, de experimentar novas sensações, de ser ele mesmo, ter sua própria opinião sobre o mundo. Obviamente se decepcionaria também, pois iria perceber que sua vida estava baseada no irreal, no ilusório, nas aparências. Mas mesmo assim é preciso sair dessa caverna (que é a alienação) em que estamos vivendo.

Luana Maran nº: 16
Maria Carolina Fiorese nº:19
Nelson kleinhans nº: 23
Rafaela Kaktin nº: 25
Railan Maran nº: 26
Fabricio Eberhardt nº: 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário