O mito da caverna se relaciona perfeitamente com a nossa realidade,
pois as pessoas estão alienadas ao que a mídia determina. Os meios de comunicação, por meio dos anúncios publicitários,
reproduzem regras para todos, impondo conceitos de que só aquilo é
bonito, só aquilo é bom. E a maioria das pessoas se prendem nesses
conceitos, perdendo a capacidade de contestar, opinar ou ao menos se
espantar com tal realidade.
A mídia manipula os desejos da população levando-os dessa maneira
ao consumismo exagerado, que reproduz muito a ideia de estarmos
vivendo em uma caverna, perdendo a própria liberdade para se tornar
“escravo” do consumismo.
As pessoas simplesmente se acomodam, deixando que implantem ideias em
sua cabeça, dizendo o que devem fazer, comprar, falar e até mesmo
como devem ser. Se tornam indiferentes de tanta corrupção,
desigualdade, miséria e outras calamidades, situações degradantes.
Pode não ser tão fácil assim, mas o indivíduo deveria se libertar
de tudo isso, como fez o personagem de “O Mito da Caverna”. Ser
corajoso e enfrentar a realidade, de experimentar novas sensações,
de ser ele mesmo, ter sua própria opinião sobre o mundo. Obviamente
se decepcionaria também, pois iria perceber que sua vida estava
baseada no irreal, no ilusório, nas aparências. Mas mesmo assim é
preciso sair dessa caverna (que é a alienação) em que estamos
vivendo.
Luana
Maran nº: 16
Maria
Carolina Fiorese nº:19
Nelson
kleinhans nº: 23
Rafaela
Kaktin nº: 25
Railan
Maran nº: 26
Fabricio
Eberhardt nº: 30
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