Seguidores

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Relação entre o mito da caverna e a publicidade na sociedade atual

-->
              Relacionando este mito com a publicidade e a sociedade atual, podemos perceber que cada vez mais estamos nos entranhando na caverna.
              O marketing é muito poderoso e utiliza todos os meios de comunicação fazendo com que as informações cheguem até nós, é cada vez mais difícil distinguir o que é fantasia ilusória do que é real.
              Estamos quase todos presos em falsas necessidades, querendo coisas que vemos na televisão, internet e nas mídias em geral, e que nos são, na maioria das vezes, desnecessárias.
              Os habitantes da caverna representam uma massa que tem os mesmos desejos e gostos, as mesmas necessidades “inventadas”, que os mantém sempre presos a modismos passageiros.
              Os desejos , desde a classe mais baixa até a mais alta, parecem se uniformizar. Todo mundo anda na mesma direção, com um mesmo propósito. Ninguém questiona o que realmente é essencial a nós.
              Portanto, as sombras cotidianas são aquelas milhares de imagens e sons que nos “bombardeiam” e nos leva a ter um pensamento uniforme e, a luz é o pensamento próprio, individual, o único capaz de libertar.
              Olhar para o mundo com “senso crítico” é destruir nossa realidade e ter que aprender a conviver com um mundo que não conhecemos, e onde se está geralmente sozinho. E quando tenta-se convencer as pessoas a procurar a verdade, algumas preferem não abrir os olhos para o mundo real. Soltar-se das correntes e ter liberdade para ver a realidade é de fato assustador.



Fabiana Strapazzon nº 05
Tainá Nodari nº 22
2º "B"

Um comentário: