Relacionando este
mito com a publicidade e a sociedade atual, podemos perceber que cada
vez mais estamos nos entranhando na caverna.
O marketing é muito
poderoso e utiliza todos os meios de comunicação fazendo com que as
informações cheguem até nós, é cada vez mais difícil distinguir
o que é fantasia ilusória do que é real.
Estamos quase todos
presos em falsas necessidades, querendo coisas que vemos na
televisão, internet e nas mídias em geral, e que nos são, na
maioria das vezes, desnecessárias.
Os habitantes da
caverna representam uma massa que tem os mesmos desejos e gostos, as
mesmas necessidades “inventadas”, que os mantém sempre presos a
modismos passageiros.
Os desejos , desde a
classe mais baixa até a mais alta, parecem se uniformizar. Todo
mundo anda na mesma direção, com um mesmo propósito. Ninguém
questiona o que realmente é essencial a nós.
Portanto, as sombras
cotidianas são aquelas milhares de imagens e sons que nos
“bombardeiam” e nos leva a ter um pensamento uniforme e, a luz é
o pensamento próprio, individual, o único capaz de libertar.
Olhar para o mundo
com “senso crítico” é destruir nossa realidade e ter que
aprender a conviver com um mundo que não conhecemos, e onde se está
geralmente sozinho. E quando tenta-se convencer as pessoas a procurar
a verdade, algumas preferem não abrir os olhos para o mundo real.
Soltar-se das correntes e ter liberdade para ver a realidade é de
fato assustador.
Fabiana Strapazzon nº 05
Tainá Nodari nº 22
2º "B"
perfeita visão sobre o mito e a publicidade
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