Seguidores

terça-feira, 23 de abril de 2013

Propaganda e alienação

Mundo da alienação
-->
Se antigamente os produtos eram feitos com o único propósito de serem úteis, hoje
esse conceito vai muito além. O que as propagandas transmitem, é que se você obter um determinado produto terá status e, na sociedade atual, você é o que você tem.

No conto “O Mito da Caverna”, vemos que as vezes acreditamos nas coisas sem se quer nos questionarmos se elas estão certas. Os prisioneiros da caverna estavam tão iludidos pelas sombras que não tinham ideia de que poderia haver algo além delas. Isso é alienação, e somos vítimas dela todas as vezes que, bombardeados por centenas de propagandas, compramos produtos que não precisamos e que possuem propaganda enganosa, ou quando concordamos cegamente com uma ideia errada só porque uma propaganda divulgou.

Mas, e se nos libertássemos como um dos personagens do mito? Nada mais de alienação, somente escolhas sensatas, modo de pensar autêntico. Seríamos denominados loucos? Desajustados? Provavelmente sim. Nesse mundo moderno a alienação é comum e as propagandas ditam um padrão a ser seguido. Infelizmente nesse sentido, parecemos estar condenados à escuridão da caverna.

Stéfani D.
2º “B”

Nenhum comentário:

Postar um comentário