Seguidores

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A relação entre o mito da caverna e conceitos de venda e propaganda nos dias de hoje

-->


     Vivemos em um mundo tecnológico onde estamos acostumados com meios de comunicação, e muitas vezes não percebemos ou não queremos perceber a influência deles em nossas vidas, e a prova concreta disso é que não conseguimos viver sem eles.
       Algo que está presente nos meios de comunicação e que influencia diretamente nossa vida são as propagandas, os anúncios publicitários, o marketing etc. Com isso é possível estabelecer uma relação com o mito da caverna, pois a mídia muitas vezes nos deixa alienados, pois são muitos os métodos utilizados para “seduzir”o público alvo, influenciando - o e conduzindo – o, fazendo com que ele adquira determinado produto ou haja de uma e não de outra maneira.
       Os meios de comunicação chamam a atenção em um assunto, algo interessante para o público, e por trás de tudo isso está o produto, pois os anúncios publicitários nos envolvem na propaganda e fazem com que nos interessemos e compremos o produto, e muitas vezes compramos por pura obsessão, por impulso e não por necessidade. Essas propagandas estão por todos os lados, e muitas pessoas não se interessam na qualidade, mas sim, na aparência do produto, isso que por sua vez já é consumismo.
       Mesmo com todos os métodos utilizados para atingir o público-alvo, não devemos deixar nos influenciar tanto pela mídia. Para nos libertar desta caverna de alienação, algo indispensável é o conhecimento, a busca de coisas novas, ser crítico e não aceitar tudo sem ter uma opinião sua e concreta sobre a questão.


Jucieli Dal Pizzol de Mattos N°13
Ana Paula Fraus da Silva N°03
José Dallabrida N°12
Jeferson da Cruz N°11
2°C

Um comentário:

  1. Muito bem colocada a questão das propagandas.Parece que estão no caminho certo e houve aprendizagem do conteúdo.
    Profª Sonia

    ResponderExcluir