Seguidores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O mito da caverna nos dias de hoje

-->
O mito da caverna é um clássico, que é tão antigo e tão atual ao mesmo tempo. Pois se adapta ao mundo de hoje. Tanto na propaganda, como na política, religião, etc... Foi criado por Platão (427 a.C. - 347 a.C), que era um seguidor de Sócrates.
O mito da caverna fala sobre pessoas que ficam presas em uma caverna e a única coisa que conseguem ver são sombras. Se analisarmos de acordo com as propagandas, a caverna seria como uma ideologia fechada, que a propaganda quer manter, conservando os seus princípios e acreditando que só o que vê é a verdade absoluta, que no mito da caverna é apresentado como as sombras. Os grilhões seriam as maneiras que a propaganda utiliza para poder nos manter presos nas suas ideologias.
No mito, as sombras são produzidas por outras pessoas, escondidas por trás do muro e que sabem “a verdade”. E na propaganda não é diferente, já que são outras pessoas por trás da produção de um comercial, programa, etc. E elas sabem “da verdade”, e utilizam meios para poder manipular aos que assistem, exatamente como no mito.
Quando o indivíduo consegue se libertar dos grilhões e sair da caverna, é quando uma pessoa se desprende da ideia e consegue ter mais consciência de si e do mundo. Se for colocar para os dias de hoje, seria quando a pessoa não se deixa mais ser manipulado pela mídia e suas propagandas, e segue seus próprios conceitos.

“Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias.”
Platão                        

Bianca Bandeira Scopel, nº04
Diogo Felipe de Castro Rech, nº07
Gabriela Cavalheiro, nº08
Luiz Eduardo Zibetti, nº18
Viviane Fischer, nº29
Carla Isabel Wagner, nº31

Nenhum comentário:

Postar um comentário