Psicologia da Publicidade e Propaganda
Publicado 01/07/2010 r
Publicidade
Em
estudos desenvolvidos sobre a psicologia da comunicação, foi procurado medir a
atenção, a memorização, as percepções, as sensações e os sentimentos das
pessoas, na tentativa de descobrir como os consumidores chegam a eleger os
aspectos mais atraentes de um determinado produto. Os resultados dessa primeira
investigação foram tão satisfatório que as pesquisas foram ampliadas com uma
nova técnica: ouvir os consumidores. Este novo método permitiu a descoberta
fundamental de que os consumidores têm vários desejos, principalmente, a
necessidade de produtos ainda inexistentes.
Segundo Vera Bachmann,
Psicóloga Clpinica com especialização em Psicologia Analítica, mestranda em
Psicologia da Infância e da Adolescência Publicitária “Tanto a Psicologia do
Consumidor quanto a Psicologia da Publicidade centraram-se sobre as motivações
do comportamento de consumo. Porém, a Psicologia da Publicidade possui um
aspecto que a distingue da primeira. Ela está mais voltada para a
permeabilidade do comportamento e nas possibilidades de como influenciá-lo.
Engloba também as investigações das crenças, das tendências e das motivações
dirigidas a uma marca ou produto específico. Além disso, possui métodos e meios
que avaliam exclusivamente o campo da Publicidade e da Propaganda: as pesquisas
de imagem e personalidade de produtos e marcas, as pesquisas de esclarecimento
da mensagem publicitária e os testes de controle da ação publicitária”.
Algumas agencias deixaram a psicologia da publicidade e
propaganda de lado, isso devido ao tempo e ao alto custo de pesquisas, no
entanto, há outros fatores que passaram a permear o cotidiano publicitário como
o fator do advento da era da informática, fator existente entre a Publicidade e
o Marketing e a alta dose de intuição utilizada no campo publicitário. Esses
fatores, segundo Vera, quando em conjunto contribuem para que a Psicologia da
Publicidade e Propaganda tenha sido destituída, na atualidade, da sua condição
de um eficiente instrumento de trabalho para os publicitários.
Segundo o publicitário Cristiano Fragoso chefe de criação da
agencia Danke Comunicação fora do Comum “os produtos (agora) buscam o que
existe nas pessoas para atender necessidades, já que o ser humano esta no
centro de tudo” Cristiano condisera que “a psicologia é importante na hora de
criar, (óbvio), mas isso porque tudo que é fator humano é importante, afinal de
contas, se faz propaganda não para produtos e serviços, mas sim para pessoas”.
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