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sábado, 23 de março de 2013


Psicologia da Publicidade e Propaganda
Publicado 01/07/2010 r Publicidade
Em estudos desenvolvidos sobre a psicologia da comunicação, foi procurado medir a atenção, a memorização, as percepções, as sensações e os sentimentos das pessoas, na tentativa de descobrir como os consumidores chegam a eleger os aspectos mais atraentes de um determinado produto. Os resultados dessa primeira investigação foram tão satisfatório que as pesquisas foram ampliadas com uma nova técnica: ouvir os consumidores. Este novo método permitiu a descoberta fundamental de que os consumidores têm vários desejos, principalmente, a necessidade de produtos ainda inexistentes.
Segundo Vera Bachmann, Psicóloga Clpinica com especialização em Psicologia Analítica, mestranda em Psicologia da Infância e da Adolescência Publicitária “Tanto a Psicologia do Consumidor quanto a Psicologia da Publicidade centraram-se sobre as motivações do comportamento de consumo. Porém, a Psicologia da Publicidade possui um aspecto que a distingue da primeira. Ela está mais voltada para a permeabilidade do comportamento e nas possibilidades de como influenciá-lo. Engloba também as investigações das crenças, das tendências e das motivações dirigidas a uma marca ou produto específico. Além disso, possui métodos e meios que avaliam exclusivamente o campo da Publicidade e da Propaganda: as pesquisas de imagem e personalidade de produtos e marcas, as pesquisas de esclarecimento da mensagem publicitária e os testes de controle da ação publicitária”.
Algumas agencias deixaram a psicologia da publicidade e propaganda de lado, isso devido ao tempo e ao alto custo de pesquisas, no entanto, há outros fatores que passaram a permear o cotidiano publicitário como o fator do advento da era da informática, fator existente entre a Publicidade e o Marketing e a alta dose de intuição utilizada no campo publicitário. Esses fatores, segundo Vera, quando em conjunto contribuem para que a Psicologia da Publicidade e Propaganda tenha sido destituída, na atualidade, da sua condição de um eficiente instrumento de trabalho para os publicitários.
Segundo o publicitário Cristiano Fragoso chefe de criação da agencia Danke Comunicação fora do Comum “os produtos (agora) buscam o que existe nas pessoas para atender  necessidades, já que o ser humano esta no centro de tudo” Cristiano condisera que “a psicologia é importante na hora de criar, (óbvio), mas isso porque tudo que é fator humano é importante, afinal de contas, se faz propaganda não para produtos e serviços, mas sim para pessoas”.
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